1- Introdução
A arte pré-histórica relaciona manifestações gráficas e materiais em sociedades que ainda não tinham escrita. Fruto destas sociedades a arte pré-histórica é famosa por suas pinturas rupestres (que foram deixadas nas cavernas e rochas). O Egito é uma das primeiras civilizações históricas.
A arte no antigo Egito era influenciada pela religião própria deles e a monarquia (forma de governo) era considerada encarnação da divindade na terra.
No topo da hierarquia religiosa encontrava-se o faraó, cuja natureza estava mais próxima dos deuses do que dos seres humanos, tratava-se de um deus entre os homens.
Desta forma, eles acreditavam que o faraó tinha o “ka”, que era a parte mais importante da alma, o espírito vital que se separa do corpo depois da morte, permanecendo junto a ele. Por isso eram mumificados.
2- Evolução da Pintura no Egito
A arte Egípcia surgiu a mais de 3000 anos A.C., mas é entre 1560 e 1309 A.C. que a pintura Egípcia se destaca.
O Novo Império (1570-1070 a.C.) começou com a XVIII dinastia e foi uma época de grande poder, riqueza e influência. Quase todos os faraós deste período preocuparam-se em ampliar o conjunto de templos.
A pintura predominou então na decoração das tumbas privadas, alcançando maior perfeição e beleza.
3- Características
A pintura egípcia retrata as crenças religiosas da época ( em cenas de banquetes funerários, com oferendas e cortejos fúnebres), a vida dos faraós ou aspectos da vida cotidianas (vitórias, criação e cultivo de animais e vegetais), nessas cenas há ainda inscrições hieroglíficas.
As características da pintura egípcia variam conforme a classe social,sendo diferenciada no tamanho,ou seja as figuras principais são maiores que as secundárias.
Também encontramos diferenças entre homens e mulheres pelo tom de pele e posição da perna. Os homens com a perna esquerda á frente e a pele mais escura e as mulheres com as duas pernas juntas e com a pele mais clara.
As figuras eram mostradas de perfil, mostrando os ombros posicionados de frente o olho posicionado um pouco mais ao lado do que realmente era, para que pudessem ver as feições um pouco melhor e foi chamado da lei da frontalidade.
4- Materiais utilizados
Os egípcios em suas pinturas utilizavam tintas que eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).
A pintura realiza-se afresco, sendo as cores diluídas em água de cal e aplicadas sobre uma camada de estuque fresco, sendo depois adicionado um toque de têmpera, procedimento em que as cores se mesclam com uma cola solúvel.
Afresco: pintura feita diretamente sobre o revestimento ainda úmido de parede ou teto.
5-Lugares onde são encontradas as pinturas
As pinturas aparecem nas tumbas, em papiros, murais, sarcófagos e nas paredes de pirâmides.
histórias interessante e curiosa
ResponderExcluir