Bem - Vindo

Blog de arqutetura da grécia e roma antiga.

sábado, 21 de maio de 2011

Fontana di Trevi - Pedro Safadi 23

A fontana di trevi (fonte dos trevos, em portugues) tem cercade 26 metros de altura e 20 metros de largura e mais ambiciosa constução de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma.
A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre-vie), marcando o ponto final do acquavergine, um doa mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano XIX aC; supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de vinte e dois quilômetros da cidade.
A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de marcus vipsanius agrippa e serviam a cidade por mais de quatrocentos anos.
Os romanos durante a Idade Média tinha de abastecer-se da água de poços poluídos, e da pouca límpida água do rio Tibre, que também recebiam os esgotos da cidade.
O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade, foi reavivado no século XV com a renacença. Em 1473, o papa Nicolau V, determinou que fosse concertado o aqueduto de aquavergíne, contruido ao seu final um simples receptaculo para receber a água.

A fonte Atualmente

Em 1629, o papa Urbano VIII achou que a velha fonte era insuficientemente dramática e encomendou a Bernini alguns desenhos, mas quando o Papa faleceu, o projeto foi abandonado. A última contribuição de Bernini foi recepcionar a fonte para o outro lado da praça.

Fonte wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário