O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Floresceu na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830.
Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana.
Os maiores representantes da pintura neoclássica são: JACQUES-LOUIS DAVID e JEAN AUGUSTE DOMINIQUE INGRES.
Os maiores representantes da pintura neoclássica são: JACQUES-LOUIS DAVID e JEAN AUGUSTE DOMINIQUE INGRES.
Há três grandes características da obra de Jacques Louis David: grande subjetividade, que vincula a atividade criativa aos desejos e a ideologia dos artistas; utilização do passado para ilustrar grandes ideais políticos do período e interpretação de grandes feitos do momento que permite a observação curiosa de todos os aspectos daquele instante.
Mais do que um ressurgimento de estética antiga, o Neoclassicismo relaciona fatos do passado aos acontecimentos da época. Os artistas neoclássicos tentaram substituir a sensualidade e trivialidade do Rococó por um estilo lógico, de tom solene e austero.
Quando os movimentos revolucionários estabeleceram repúblicas na França e América do Norte, os novos governos adotaram o neoclassicismo como estilo oficial porque o associaram a seu ideal cívico e patriótico. O estilo acabou impondo-se como padrão acadêmico e estereotipado, contra o qual rapidamente se opuseram as primeiras manifestações românticas.
Jacques Louis David - A Sagração do Imperador Napoleão
Jean Auguste Dominique Ingres - Napoleão Imperador
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoclassicismo
http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm
Livro: Enciclopédia do estudante, vol.19
Nenhum comentário:
Postar um comentário